quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Morretes, barreado e lazer.


Morretes
       Situada a apenas 73 km de Curitiba, Morretes esbanja charme e beleza natural. Rodeada pelas montanhas da Serra do Mar, a cidade histórica sofre com as limitações da legislação ambiental. Mas ao contrário de se atemorizar com esse desfalque, o município vê oportunidades para o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo de aventura, através da oferta de atrativos como a própria área tombada da Serra do Mar, onde se localiza o Pico do Marumbi, a queda do Véu da Noiva, os caminhos coloniais e o Rio Nhundiaquara, locais em que se pode praticar montanhismo, bóia-cross, rafting e também o ciclo turismo.
Feira livre
            Para quem não simpatiza com atividades na natureza, encontra na cidade um turismo histórico-cultural já consolidado, podendo desfrutar da beleza arquitetônica do centro histórico e vivenciar um pouco da cultura local. O conjunto de casarões, teatros e igrejas resulta em um passeio agradável e sossegado para o turista que busca o pitoresco. Por outro lado, quando é época de feriado, a cidade recebe muitos turistas, a maioria que chega pelo trem turístico da Serra Verde Express, e oferta grande número de barraquinhas com produtos artesanais, compotas e                 souvenires, tirando um pouco da paz da pequena cidade.
Restaurante Casarão
            Nessa época, ao desembarcar em Morretes, o visitante se depara com pessoas divulgando, através de panfletos, diferentes restaurantes em que se pode apreciar o prato típico da cidade e da região, o barreado. Um exemplo é o restaurante Casarão, localizado na avenida principal do centro histórico. A especialidade da casa, assim como em todos os restaurantes da cidade, é o barreado, que consiste em carne cozida, servida com farinha de mandioca e banana. O modo de preparação tradicional esconde o segredo da iguaria: a carne bem temperada é adicionada a uma panela de barro, vedada com uma massa de farinha e água, e cozida por cerca de vinte horas. O resultado é uma carne bem desfiada e um caldo saboroso. Há outras opções de pratos, como frutos do mar, que são muito comuns nessa região, mas os garçons e o próprio dono do estabelecimento se sentem ofendidos se alguém visita a cidade e não experimenta o famoso barreado, que para eles, é símbolo gastronômico e cultural. Nos links aqui ao lado, vocês encontrarão a receita do barreado. Aproveitem.
Central de Informação Turística de Morretes
          Uma sugestão ao visitar Morretes é passar na CIT, que fica logo na entrada da cidade, para quem chega com o trem. O profissional responsável por fornecer as informações estava bem preparado, mostrou conhecer bastante sobre a cidade e a folheteria disponível aos visitantes era muito boa. Sua construção em madeira dá um toque agradável de rusticidade, combinando com o ambiente que a cidade proporciona. Vale a pena conversar com esse profissional e pedir algumas dicas de passeios, restaurantes e hospedagem. 

Um comentário:

  1. Forgot to mention the train travel, which is the most marvelous thing I can recall when it comes to travelling. And for visiters I need to say that if you go on the trip by train (Curitiba-Morretes/Morretes-Curitiba) you will be amazed by the dark green of the Atlantic Rain Forest and the perfect white made by the water as it descends from the rocks. Wonderful is a weak word to describe it. (Remenber to travel on a sunny day in order to ensure the best experience).

    ResponderExcluir